Taxas de juro próximas do aceitável para "saída limpa" -- presidente Montepio

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 13 mar (Lusa) -- O presidente do Conselho de Administração do Montepio, Tomás Correia, afirmou hoje que as taxas de juro de Portugal estão próximas do que será visto como aceitável para uma "saída limpa" do programa de ajuda financeira.

Em declarações à Lusa a propósito da inauguração do primeiro espaço atmosfera m, que vai ocorrer na sexta-feira, no Porto, Tomás Correia disse não excluir "a possibilidade da saída limpa", tal como não exclui a possibilidade de um programa cautelar que dê "um maior conforto", ainda que saliente que "falta muito tempo para o fim do programa".

"Eu direi que hoje o nível de taxa de juro se aproxima de um nível aceitável para uma saída limpa, desde que tenhamos obviamente credores disponíveis a emprestar-nos dinheiro nessa base, mas tudo isto muda muito rapidamente", disse Tomás Correia.

No entanto, o presidente do Conselho de Administração do Montepio afirmou que "o momento é de se continuar o caminho, com serenidade, construindo esse mesmo caminho e a seu tempo tomar as decisões em linha com aquilo que aos decisores parecer melhor para o país".

"Recordo que ainda há três meses, nem tanto, andávamos aqui a ver se precisávamos ou não de um segundo programa de ajuda e hoje já toda a gente tem a certeza de que não precisamos de um segundo programa de ajuda, agora o que se discute é se há cautelar, se não há, se precisamos, se há saída limpa, se não há saída limpa", acrescentou.

Em relação ao manifesto divulgado na terça-feira e subscrito por 74 figuras públicas que consideraram que a dívida pública é insustentável, Tomás Correia considera que "veio fora de tempo e completamente a despropósito".

"Acho que não fazem sentido, do meu ponto de vista, manifestações desta natureza. Acho que o que o país precisa é de encontrar compromissos, consensos e de construir o futuro pagando e assumindo as suas responsabilidades e não com manifestos desta natureza", afirmou o responsável do Montepio.

O Montepio inaugura na sexta-feira o primeiro espaço atmosfera m, no Porto, com o objetivo de dinamizar a relação com os associados, mas também abrindo-o à sociedade civil para fins culturais e sociais, explicou Tomás Correia.

TDI//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.