EUA aprovam novo programa de financiamento a Moçambique

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 11 dez 2019 (Lusa) - O Governo dos EUA, através do seu programa Corporação do Desafio do Milénio (MCC), aprovou um novo programa de financiamento para Moçambique, anunciou em comunicado.

"Tenho o prazer de anunciar a nova parceria do compacto da MCC com Moçambique", afirmou o diretor executivo da MCC, Sean Cairncross, citado hoje em comunicado da Embaixada dos EUA em Maputo.

A MCC é um programa do Governo dos EUA que providencia subsídios por um período determinado a países em desenvolvimento e que satisfazem "padrões rigorosos de boa governação", desde o combate à corrupção até ao respeito pelos direitos humanos.

"A MCC trabalha por todo o mundo na redução da pobreza através do crescimento económico consolidando a democracia e as reformas do mercado livre", acrescentou Sean Cairncross.

A seleção de Moçambique para um segundo compacto, após um primeiro concluído em setembro de 2013, reforça a cooperação entre os dois estados, cujo objetivo é garantir crescimento económico mais inclusivo e de reformas políticas que fortaleçam o país africano.

Moçambique realizou o seu primeiro compacto da MCC 2013 e demonstrou recentemente "melhorias políticas encorajadoras no indicador de desempenho", segundo o comunicado.

No primeiro programa, Moçambique recebeu 507 milhões de dólares (457 milhões de euros, no cambio atual).

RIZR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.