Primerio-ministro do Japão em cimeira com líderes da China e da Coreia do Sul

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 11 dez 2019 (Lusa) - O Governo japonês anunciou hoje o primeiro-ministro vai participar, este mês, na província chinesa de Sichuan, numa cimeira com os líderes da China e da Coreia do Sul, para rever os mecanismos da cooperação tripartida.

A cimeira vai realizar-se em 24 de dezembro, em Chengdu (sudoeste da China), entre Shinzo Abe, o Presidente chinês, Xi Jinping, e o chefe de Estado sul-coreano, Moon Jae-in, disse o porta-voz do executivo nipónico, Yoshihide Suga, em conferência de imprensa.

Abe parte um dia antes, em 23 de dezembro, e regressa a Tóquio, na quarta-feira seguinte, acrescentou o também ministro de Estado e secretário-geral do gabinete japonês.

Suga indicou que a cimeira vai servir para celebrar o 20.º aniversário da cooperação entre os países e rever outras questões da agenda trilateral, estando previsto que Abe mantenha também encontros bilaterais com Xi e Moon.

Seul e Tóquio estão a tentar desenvolver as relações bilaterais, depois de vários meses de tensão diplomática e comercial relativamente à ocupação japonesa da península coreana (1910-1945).

FST // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.