OE2020: Cenário macroeconómico é condizente com o esboço entregue em Bruxelas - CDS-PP

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 dez 2019 (Lusa) - A líder parlamentar do CDS-PP, Cecília Meireles, afirmou hoje que o Governo lhe transmitiu que o cenário macroeconómico da proposta de Orçamento para 2020 "é condizente" com o esboço orçamental já entregue pelo executivo em Bruxelas.

Cecília Meireles falava aos jornalistas na Assembleia da República, após uma reunião em que o Governo, numa delegação liderada pelo ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, que apresentou ao CDS-PP as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020.

"Aquilo que nos foi transmitido é que este cenário [da proposta de Orçamento] é condizente com o cenário que anteriormente já tinha sido apresentado pelo Governo e que foi reportado a Bruxelas. Foi-nos dito que coincidia com o esboço [de Orçamento para o próximo], mas vão ter que perguntar isso ao senhor ministro [Mário Centeno]", declarou a presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP

No projeto de plano orçamental entregue em Bruxelas, com base em "políticas inalteradas", o Governo antecipou que o défice fique este ano em 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB), menos uma décima do que o previsto no Programa de Estabilidade 2019-2023, apresentado em abril, prevendo para 2020 um saldo orçamental nulo, menos três décimas face ao excedente de 0,3% previsto no Programa de Estabilidade.

PMF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.