Eurodeputados aprovam diretiva para criar carregador comum de telemóveis

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 13 mar (Lusa)- O Parlamento Europeu aprovou hoje uma revisão de uma diretiva para que os telemóveis colocados no mercado passem a ser compatíveis com um carregador comum, simplificando a utilização dos equipamentos e reduzindo os resíduos.

O texto da diretiva já foi acordado entre o Parlamento Europeu e os governos nacionais, devendo ser formalmente aprovado pelo Conselho de Ministros da União Europeia nos próximos meses, tendo sido aprovada esta alteração em Estrasburgo com 550 votos a favor, 12 contra e oito abstenções.

Os Estados-Membros terão depois dois anos para transpor as novas regras para a legislação nacional e os produtores terão um ano adicional para se adaptarem às novas disposições.

"Os telemóveis colocados no mercado deverão ser compatíveis com um carregador comum", refere o texto aprovado.

Os eurodeputados defendem que a interoperabilidade entre equipamentos de rádio e acessórios, como os carregadores, simplificaria a sua utilização e reduziria os resíduos e custos desnecessários para os consumidores.

ATF// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.