COP25: Milhares em Madrid na Marcha pelo Clima encabeçada por Greta Thunberg

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 06 dez 2019 (Lusa) - Milhares de pessoas estão a participar hoje em Madrid numa Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg.

A marcha começou às 18:00 locais (17:00 em Lisboa) na Gare de Atocha e vai percorrer as grandes avenidas do centro da capital espanhola, entre elas a Castellana, antes de terminar na zona dos novos ministérios.

Muitos dos manifestantes empunham cartazes com palavras de ordem como "Paremos de usar gasolina", "Não há futuro se destruirmos o nosso planeta" e "Tens de escolher entre o teu carro e o planeta".

A marcha assinala o início de uma contra-cimeira ou cimeira social, que fazem parte da agenda paralela à cimeira do clima da ONU de Madrid (COP25), que termina em 13 de dezembro na capital espanhola.

Greta Thunberg chegou hoje de manhã a Madrid, após uma viagem de 10 horas de comboio, transporte que apanhou na quinta-feira à noite na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, cidade onde aportou na terça-feira após uma viagem de 21 dias em catamarã desde Nova Iorque, Estados Unidos.

FPB/ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.