OCDE suspende processo de adesão da Rússia

OCDE suspende processo de adesão da Rússia
| Mundo
Porto Canal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) anunciou hoje ter suspendido "por enquanto" o processo de adesão da Rússia e pretender reforçar a cooperação com a Ucrânia.

A OCDE adianta que, a pedido dos seus 34 membros, decidiu "adiar as atividades relacionadas com o processo de adesão" da Federação Russa "por enquanto".

Após uma reunião do seu conselho de gestão, na quarta-feira, os membros da OCDE acordaram ainda "responder positivamente ao pedido da Ucrânia para reforçar a cooperação OCDE-Ucrânia", indica a organização num comunicado.

Refere ainda que o secretário-geral informou a Federação Russa da decisão.

O anúncio ocorre três dias antes de os 1,5 milhões de eleitores da península ucraniana da Crimeia serem chamados às urnas para decidir sobre uma união com a Federação Russa.

A Rússia, que coopera com a OCDE desde 1992, pediu em 1996 oficialmente para se tornar membro da organização.

Os países da OCDE aprovaram o lançamento de negociações de adesão com a Rússia em 2007.

A OCDE trabalha para ajudar os governos a lutarem contra a pobreza, favorecendo o crescimento económico e a estabilidade financeira.

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.