COP25: CEDEAO quer mobilizar 80 milhões para agricultura climaticamente sustentável

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Abuja, 05 dez 2019 (Lusa) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) quer mobilizar, na COP25, em Madrid, 80 milhões de dólares em fundos para o seu mecanismo de financiamento a projetos de agricultura climaticamente sustentáveis.

A West African Initiative for Climate-Smart Agriculture (WAICSA) será apresentada a 10 de dezembro num evento à margem da cimeira climática, que está a decorrer desde segunda-feira e termina a 13 de dezembro.

"Será uma oportunidade de apresentar este mecanismo financeiro destinado aos atores agrícolas da região e suscitar o interesse de potenciais investidores, tendo o objetivo de mobilização sido fixado em 80 milhões de dólares [72 milhões de euros] durante o período 2020-2027", adiantou a organização.

A WAICSA é um fundo que apoia técnica e financeiramente as organizações de pequenos agricultores e proprietários de agronegócios para que adotem práticas agrícolas sustentáveis e respeitadoras do ambiente.

A iniciativa é apoiada pelo Global Innovation Lab for Climate Finance (The Lab), um instrumento financeiro misto junto do Fundo Regional para a Agricultura e Alimentação da CEDEAO.

Na cimeira, a CEDEAO irá ainda apresentar o roteiro para a elaboração de uma estratégia regional sobre o clima, lançado em setembro de 2019, e fazer o ponto de situação sobre o estado de implementação dos compromissos do Acordo de Paris naquela região africana.

"As necessidades financeiras acumuladas dos 17 países da região [espaço CEDEAO, Chade e Mauritânia] para a implementação dos compromissos climáticos do acordo de Paris na África Ocidental até 2030 ascendem a 337 mil milhões de dólares", adianta a organização.

Por isso, a CEDEAO considera prioritária a "mobilização urgente de financiamentos públicos e privados".

A CEDEAO integra o Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Cerca de 200 países presentes estão representados na cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP25), que começou segunda-feira, em Madrid, com a presença de 50 líderes mundiais.

Segundo os objetivos definidos pela comunidade científica e em acordos assinados, mas ainda não ratificados por todos os países, nomeadamente pelos Estados Unidos, um dos mais poluidores, é necessário limitar a menos de 1,5 graus o aumento da temperatura global até ao fim do século.

CFF // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou hoje uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.