Conselho Constitucional de Moçambique marca posse de Presidente para 15 de janeiro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 05 dez 2019 (Lusa) - O Conselho Constitucional de Moçambique marcou para 15 de janeiro a posse do Presidente da República, Filipe Nyusi, no seguimento das eleições gerais e provinciais de 15 de outubro, anunciou em acórdão.

"O Conselho Constitucional designa o dia 15 de janeiro de 2020 para a investidura do Presidente da República de Moçambique", lê-se no documento datado de terça-feira e consultado hoje pela Lusa.

Filipe Nyusi, candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder desde a independência, foi reeleito à primeira volta para um segundo mandato com 73% dos votos, segundo anunciou a Comissão Nacional de Eleições (CNE), aguardando-se ainda pela proclamação dos resultados pelo Conselho Constitucional.

Ao contrário do que aconteceu há cinco anos, a marcação da data da posse do chefe de Estado foi publicada antes de ser conhecido o acórdão sobre a validação das eleições.

LFO // JH

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.