Projeto desenvolve robot adaptado às vinhas de encosta do Douro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Tabuaço, Viseu, 04 dez 2019 (Lusa) - Um robot adaptado às encostas do Douro, que faz a monitorização da vinha e pode, no futuro, vir a fazer trabalhos de pulverização de precisão e poda, está a ser desenvolvido no âmbito do projeto Romovi.

"É a única plataforma que temos neste momento que é compatível a andar nas vinhas de encosta do Douro. Estamos a falar de terrenos com declive acentuado e onde o GPS nem sempre está disponível", afirmou hoje à agência Lusa o investigador Filipe Santos, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC).

O robot Romovi foi hoje apresentado na Quinta do Seixo, em Tabuaço, concelho de Viseu, no âmbito do 'workshop' "mecanização e automatização em viticultura de encosta".

O Romovi - Robot Modular e Cooperativo para vinhas de encosta é um projeto apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com um investimento elegível de cerca de um milhão de euros.

Para além do INESC-TEC, o projeto conta com a parceria da empresa Tekever e da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID).

Filipe Santos explicou que a "plataforma é capaz de andar na vinha autonomamente" e pode fazer a sua monitorização, ou seja, consegue tirar imagens do estado vegetativo ou de stress hídrico da planta e fazer mapas que vão, depois, ajudar o viticultor a fazer "uma boa gestão da rega ou da fertilização da sua vinha".

"No futuro, esperamos que ela seja muito mais avançada e que, em detrimento de fazer só apenas monitorização, possa também fazer algumas atividades como pulverização de precisão ou mesmo até a poda autonomamente", acrescentou.

Filipe Santos disse que acredita que, "numa década, poderá ser possível ter uma solução robótica capaz de andar na vinha a fazer a poda e uma pulverização de precisão".

A primeira fase do projeto estará concluída em 2020.

Cristina Carlos, diretora técnica da ADVID, referiu que o 'workshop' de hoje teve como objetivo mostrar ao setor o projeto que está a ser desenvolvido e lembrou que o Douro é a "maior região vitícola de encosta a nível mundial" e onde existe a "maior necessidade de mão-de-obra por hectare".

"Temos que reduzir urgentemente a necessidade de mão-de-obra para reduzirmos também os custos de produção", defendeu.

João Porto, diretor de viticultora da Sogrape, destacou também a particularidade deste robot que "permite trabalhar em vinhas de encosta".

Para o responsável, este "tipo de soluções tem cada vez mais importância para o Douro porque um dos principais problemas desta região vitivinícola é o da "mão-de-obra".

"Se nós pensarmos que hoje em dia, por vezes, não conseguimos fazer todo o trabalho que necessitamos na vinha ou se o fazemos, muitas vezes, não é no tempo que gostaríamos porque não existem pessoas a querer trabalhar na vinha, esta mecanização, esta investigação que se faz nesta área é cada vez mais importante", salientou.

PLI//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.