Pelo menos 31 mortos e nove desaparecidos em explosão no norte da China

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 13 mar (Lusa) - Pelo menos 31 pessoas morreram e outras nove continuam desaparecidas na sequência de uma explosão provocada pela colisão entre dois camiões-cisterna num túnel no norte da China, informou a imprensa oficial hoje, duas semanas após o acidente.

Esta é a primeira vez que a imprensa estatal publica o elevado número de vítimas mortais no acidente, que ocorreu a 01 de março num túnel de 800 metros perto de Jingcheng, na província chinesa de Shanxi, desencadeado pelo choque entre os dois camiões carregados de metanol.

Aquando do acidente, as autoridades chineses deram conta, através dos meios de comunicação oficiais, de que 12 pessoas ficaram feridas e de que outras nove tinham sido dadas como desaparecidas.

O Conselho de Estado chinês, indica a agência Efe, enviou uma equipa de investigação a Jincheng, formada por elementos de uma dezena de instituições governamentais.

A colisão ocorreu no mesmo dia do ataque em Kunming (sudoeste do país), atribuído por Pequim a separatistas do Xinjiang.

O ataque - o primeiro do género registado na China - foi executado por homens armados com grandes facas que começaram a esfaquear indiscriminadamente as pessoas que se encontravam no 'hall' da estação ferroviária daquela cidade.

Quatro dos atacantes foram abatidos no local e outros quatro, entre os quais uma mulher, foram detidos, segundo a polícia.

O líder do grupo foi identificado como Abdurehim Kurban, um nome aparentemente uigur, a maior etnia do Xinjiang, de religião muçulmana e cultura turcófona.

DM (AC) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.