Presidente da República distingue seleção de futebol de praia campeã mundial

| Desporto
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu e distinguiu hoje a seleção portuguesa de futebol de praia, que se sagrou campeã mundial no domingo, ao vencer a congénere italiana na final da competição, disputada no Paraguai.

Atualizado 04-12-2019 11:41

Toda a equipa técnica portuguesa foi agraciada com o título de Grande-Oficial da Ordem do Mérito, aos jogadores campeões do mundo foi atribuído o título de Comendadores da Ordem do Mérito, e Madjer, capitão da 'equipa das quinas', foi nomeado Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

O Presidente da República elogiou o desempenho dos jogadores portugueses na Mundial do Paraguai e qualificou de "esmagadora" a vitória na competição, que deu o terceiro título mundial a Portugal.

"Aqui estão, novamente e sucessivamente, vencedores, depois de uma vitória esmagadora, que é resultado de trabalho, dedicação e competência", sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa, adiantando que a conquista "é importante para os portugueses" e os enche de autoestima.

Sobre o trabalho da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Presidente da República considerou "um grande êxito" as conquistas que têm surgido nos últimos anos e elogiou o trabalho de Fernando Gomes, presidente do organismo federativo.

"Estes resultados são prova do grande êxito da federação e da sua liderança, são resultado de trabalho e visão a longo prazo", assinalou.

Fernando Gomes destacou a conquista do futebol de praia, lembrou as do futebol e do futsal e desejou que se repitam as idas a Belém.

"Não é a primeira vez que vimos ao Palácio de Belém receber distinções pelos feitos das equipas portuguesas e espero que não seja a última. É com grande prazer que estamos novamente aqui", disse o presidente da FPF.

Madjer, capitão da equipa portuguesa e que disputou no Paraguai o último Mundial, agradeceu a lembrança do Presidente da República em condecorar a equipa que liderou e lembrou que os resultados conseguidos nos últimos anos são fruto de "muito trabalho".

"É com muito orgulho que estamos aqui e ficamos muito honrados pelo convite. Somos portugueses com muito orgulho e usamos a camisola com muita paixão. Isso vê-se nos resultados que temos conseguido", disse o jogador português.

No domingo, a seleção nacional arrecadou o terceiro título mundial da modalidade, ao vencer por 6-4 a Itália, na final da prova que decorreu em Assunção, no Paraguai, conquistando um troféu que também tinha levantado em 2001 e 2015.

BYD // RPC

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".