Detidos quatro turistas no Peru por tirarem fotos nus no Machu Picchu

Detidos quatro turistas no Peru por tirarem fotos nus no Machu Picchu
| Mundo
Porto Canal

Quatro turistas - dois canadianos e dois australianos - ficaram detidos, esta quarta-feira, em Cuzco, no sul do Peru, algumas horas, por se terem fotografado ou filmado sem roupa no Machu Picchu, indicaram as autoridades locais.

Os dois australianos - de 22 e 24 anos - utilizaram uma câmara para registar a proeza, enquanto os canadianos, ambos com 20 anos, tiraram fotografias com um 'smartphone'.

O material utilizado pelos quatros homens foi apreendido pelas autoridades, de acordo com fontes citadas pelas agências internacionais.

Em fevereiro, a imprensa local divulgou também imagens de dois turistas da Austrália e da Nova Zelândia que posaram sem roupa em diversos pontos do Machu Picchu em novembro de 2013, gerando polémica junto da opinião pública.

Para acabar com essa repentina 'moda', o ministério da Cultura anunciou que, a partir de hoje, os visitantes que forem surpreendidos a exibirem-se sem roupa serão expulsos do local sagrado e a sua conduta será notificada às suas embaixadas.

Para as autoridades peruanas, esse ato de exibicionismo no Machu Picchu, antiga cidadela inca, constitui um delito de "lesa-cultura".

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.