Autoridades de Macau detetaram gripe H7N9 em galinhas vivas no mercado abastecedor

| Mundo
Porto Canal / Agências

Macau, China, 13 mar (Lusa) - As autoridades de Macau confirmaram, esta madrugada,(final da tarde de quarta-feira em Lisboa) terem detetado H7N9 num lote de galinhas vivas no mercado abastecedor, embora não haja sinais do vírus da gripe nos trabalhadores do local.

De acordo com o presidente do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Alex Vong, o vírus foi detetado num lote de cerca de mil aves de capoeira oriundo de Zhuhai, cidade chinesa adjacente a Macau, mas que não chegou a sair para os mercados da Região Administrativa Especial, tendo sido, imediatamente, ordenado o abate e desinfeção das instalações como medida preventiva.

Na sequência da confirmação da presença do vírus, as autoridades ordenaram o extermínio de 7.500 aves que estavam no local, não tendo sido, até ao momento, detetados sintomas da gripe nos cerca de 30 trabalhadores que terão tido, de alguma forma, contacto com as aves.

Além do extermínio e desinfeção das instalações, as autoridades de Macau proibiram a importação de aves vivas durante 21 dias.

Já Lei Chin Ion, diretor dos Serviços de Saúde de Macau, garantiu que as autoridades de saúde vão acompanhar de perto o evoluir da situação de saúde dos funcionários que tiveram qualquer tipo de contacto com as aves contaminadas, num período que se estima em 10 dias.

Até agora Macau não registou qualquer caso de contágio em humanos e é a primeira vez que é confirmado um caso de vírus em aves vivas.

Na China continental, as autoridades já confirmaram 388 casos de infeção humana pela gripe aviária H7N9, dos quais 91 fatais.

JCS // DM

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.