COP25: Greta Thunberg apela à participação na "greve climática" de Madrid

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 02 dez 2019 (Lusa) - A jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg, que aporta na terça-feira em Lisboa, apelou hoje à participação na sexta-feira na "greve climática" em Madrid, Espanha, onde hoje começou a cimeira do clima (COP25).

O apelo, que se se estende a protestos noutras cidades, é feito num artigo de opinião publicado no portal Social Europe, que divulga comentários e análises sobre temas políticos, económicos e sociais.

"Mostrem à vossa comunidade, à indústria dos combustíveis fósseis e aos vossos líderes políticos que não vão tolerar mais a inação e as alterações climáticas", exortou Greta Thunberg, que assina à cabeça o artigo com as jovens ativistas alemã Luisa Neubauer e espanhola Angela Valenzuela.

Segundo as defensoras do clima, "a ciência grita por uma ação urgente" que os governantes "ousam ignorar".

"Por isso, continuamos a lutar", enfatizam, assinalando que a "crise climática" não está apenas relacionada com o ambiente, mas é também uma "crise dos direitos humanos, da justiça e da vontade política".

Aos líderes políticos que se deslocam a Madrid, onde decorre até 13 de dezembro a COP25, deixam um recado: "Os olhos de todas as futuras gerações estão em cima de vós, atuem em conformidade".

ER // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.