Estados Unidos vão taxar importações de aço e alumínio do Brasil e da Argentina

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 02 dez 2019 (Lusa) -- Os Estados Unidos vão restabelecer as tarifas sobre as importações de aço e alumínio provenientes do Brasil e da Argentina, anunciou hoje o Presidente dos EUA, Donald Trump.

O Governo norte-americano invoca a desvalorização das moedas destes dois países, e os danos provocados em vários setores produtivos dos Estados Unidos, para restaurar as tarifas alfandegárias sobre aqueles dois produtos, que tinham sido removidas no âmbito de prévias negociações comerciais bilaterais.

"O Brasil e a Argentina desvalorizaram enormemente as suas moedas, o que não é bom para os nossos agricultores", escreveu Trump na sua conta pessoal da rede social Twitter.

Estes dois países sul-americanos atravessam crises económicas e financeiras que levaram os seus bancos centrais a sucessivas desvalorizações de moeda, perante o dólar.

O Presidente norte-americano também defendeu que a Reserva Federal (o banco central dos EUA) deve intervir para que outros países não se aproveitem do momento em que o dólar está forte.

"Essa situação está a tornar as exportações justas de produtos dos nossos fabricantes e agricultores", acrescentou Trump, deixando um conselho ao banco central: "Taxas mais baixas!".

Não é a primeira vez que o Presidente dos EUA critica os responsáveis da Reserva Federal, apelando para que baixe ainda mais as taxas de juro, apesar do banco central ter descido os índices de referência monetária por três vezes, este ano.

O Presidente dos EUA tem mostrado preocupação com a capacidade de exportação das empresas norte-americanas, especialmente no setor agrícola, que têm sido prejudicadas com as taxas retaliatórias resultantes do conflito comercial com a China, que dura há quase dois anos.

RJP // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.