Economia moçambicana desacelera pelo terceiro trimestre consecutivo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 02 dez 2019 (Lusa) - O Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique cresceu 2% no terceiro trimestre deste ano face ao período homólogo, o que significa que a economia moçambicana desacelerou pelo terceiro trimestre consecutivo, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) do país.

No primeiro trimestre deste ano, o PIB tinha registado um crescimento homólogo de 2,5%, que recuou para 2,3% no segundo trimestre e depois para 2%, de acordo com o boletim trimestral Contas Nacionais do INE.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia moçambicana cresça este ano 2,1%.

Tal como aconteceu no trimestre anterior, o desempenho da atividade económica no terceiro trimestre de 2019 é liderado pelo setor terciário, dos serviços, "que cresceu 2,8% com maior destaque para os ramos de transportes, armazenagem, atividades auxiliares dos transportes, informação e comunicações", lê-se no documento.

Seguindo a mesma tendência, o ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura, exploração florestal, atividades relacionadas e pesca, continuou a ser o que teve maior participação na economia com um peso no PIB de 22,3%".

Segundo os mais recentes dados do INE, a economia moçambicana cresceu 3,4% em 2018 o que comprara com um crescimento de 3,7% no ano de 2017.

LFO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.