Guerrilhas colombianas recrutaram mais de 1.300 crianças nos últimos dois anos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bogotá, 13 mar (Lusa) - Mais de 1.380 crianças foram recrutadas por guerrilhas entre 2012 e 2013 na Colômbia, segundo dados, divulgados esta quarta-feira, por um grupo adstrito ao Ministério da Defesa.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) recrutaram 1.255 menores durante esses dois anos, enquanto o Exercito de Libertação Nacional (ELN), a segunda maior guerrilha, integrou nas suas fileiras 132 crianças, de acordo com os mesmos dados.

Putumayo e Nariño, na fronteira com o Equador, bem como Huila (sul) e Meta (centro), são as localidades com o maior número de casos, segundo a mesma entidade, a qual deu conta de que, entre janeiro de 2002 e março do ano passado, 3.780 crianças e jovens foram resgatados das fileiras das duas guerrilhas.

Cerca de 1.160 desses menores, que correspondem a cerca de 30% do total, são meninas ou mulheres adolescentes "que abandonaram a ?subversão' depois de terem sido vítimas de violações, trabalhos forçados, abortos e agressões físicas e psicológicas", indicou o organismo, num comunicado do Ministério da Defesa citado pela Efe.

Os números foram apresentados no quadro da campanha que visa evitar que crianças e jovens sejam aliciados por grupos armados.

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.