Frederico Morais eliminado pela margem 'mínima' em prova de qualificação no Havai

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oahu, Estados Unidos, 01 dez 2019 (Lusa) -- O surfista português Frederico 'Kikas' Morais foi hoje eliminado da Vans World Cup of Surfing, prova de 10.000 pontos do circuito de qualificação da Liga Mundial de Surf (WSL), disputada no Havai.

'Kikas' ficou no terceiro lugar da quinta bateria da terceira ronda, com uma pontuação de 9 pontos, apenas menos 0,07 pontos que o segundo classificado, o havaiano Cody Young (9,07 pontos), e 0,10 pontos atrás do vencedor do 'heat', o francês Michel Bourez (9,10), que seguiram ambos em frente.

Tal como o atleta luso, também o brasileiro Ian Gouveia (4,27) foi afastado do campeonato que decorre em Sunset Beach, e que é a segunda 'perna' da famosa Triple Crown of Surfing, ao ficar na quarta posição.

A Vans Triple Crown of Surfing é ganha pelo surfista com melhor classificação no conjunto das três provas que decorrem no Havai na reta final do ano, duas do circuito de qualificação (Hawaian Pro e Vans World Surf of Surfing) e uma do circuito mundial (Billabong Pipe Masters).

Depois de ter vencido há uma semana o Hawaian Pro, garantindo ainda a requalificação para o circuito principal da WSL em 2020, Frederico Morais tinha legítimas ambições de lutar pela conquista deste título, algo que o afastamento prematuro em Sunset vem complicar.

Fica também em risco o primeiro lugar do 'ranking' do circuito secundário, que 'Kikas' ocupava à entrada para esta segunda prova no Havai, com 26.400 pontos.

O outro português que participou na Vans World Cup of Surfing, Vasco Ribeiro, já tinha sido eliminado da prova logo no dia inaugural (25 de novembro), depois de ficar no terceiro posto da 14.ª bateria da ronda com um 7,37.

'Vasquinho' ficou atrás de Kalani Ball (11,07), da Austrália, e de Dusty Payne (8,90), do Havai, superando apenas outro surfista havaiano, Shayden Pacarro (6,53), e vai ter que voltar a tentar no próximo ano qualificar-se para a elite mundial.

DN // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.