Militante número um Francisco Pinto Balsemão volta a apoiar Rui Rio

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 nov 2019 (Lusa) - O fundador e militante número um do PSD Francisco Pinto Balsemão voltará a apoiar Rui Rio na disputa da liderança do PSD, informou hoje a sua candidatura.

"Fundador do PSD e militante n.º 1, Francisco Pinto Balsemão junta-se à lista de apoiantes da candidatura de Rui Rio por entender que o atual líder é a melhor solução para o partido e para o país", refere a candidatura em comunicado.

O conselheiro de Estado já tinha apoiado Rui Rio nas últimas diretas, em 2017, na altura disputadas com Pedro Santana Lopes, e que o conduziram à presidência do PSD.

No atual mandato de Rui Rio, Pinto Balsemão liderou o Conselho de Opinião da comissão para a reforma do sistema político e eleitoral do PSD, órgão que ainda não concluiu os seus trabalhos.

Advogado e jornalista, Francisco Pinto Balsemão presidiu ao partido entre dezembro de 1980 e fevereiro de 1983. Foi ministro de Estado Adjunto no VI Governo Constitucional (1980) e primeiro-ministro dos VII e VIII Governos Constitucionais (1981-83). Foi ainda deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.

Além de Rui Rio, são candidatos às eleições diretas para escolher o líder do PSD marcadas para 11 de janeiro - com uma eventual segunda volta uma semana depois -, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

O congresso do PSD realiza-se entre 07 e 09 de fevereiro, em Viana do Castelo.

SMA // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.