Info

Marcelo afirma que "É importante que a municipalização não enfraqueça a autonomia das escolas"

Marcelo afirma que "É importante que a municipalização não enfraqueça a autonomia das escolas"
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República disse hoje que é importante que a "municipalização não enfraqueça a autonomia das escolas", quando abordado por professores que o esperavam, em Vila Real.

Marcelo Rebelo de Sousa foi cumprimentar um grupo de professores liderado pelo secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Mário Nogueira, e que o esperava à entrada para o congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Mário Nogueira chamou a atenção para aquilo que considera ser um "erro crasso" que está a ser cometido com o processo de "municipalização da educação".

Em resposta, o Presidente da República apenas disse que é "importante que a municipalização não enfraqueça a autonomia das escolas".

Os professores empunharam duas tarjas com as mensagens: "Não à municipalização da educação" e "Municipalização, NÃO!" e entregaram panfletos aos delegados e convidado do congresso nacional com uma mensagem contra aquilo que dizem ser o "processo de municipalização, sob a capa da descentralização".

"É um erro e é um erro crasso municipalizar a educação, municipalizar a escola pública, porque isso significa também abrir portas à privatização (...) E é também um erro porque abre portas a um acentuar de assimetrias muito grande", afirmou o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Mário Nogueira.

O responsável referiu que os professores decidiram marcar presença no arranque do congresso para alertar os autarcas e governantes de que "este não é caminho".

"Na nossa opinião avançar para a municipalização é, de facto, uma machadada muito forte na escola pública e no seu futuro (...) Avançar para um processo que, claramente, e diz-nos a experiência, vai degradar ainda mais a qualidade da educação e as dificuldades das escolas, é um mau caminho e um mau serviço ao país", referiu Mário Nogueira.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou depois na sessão de abertura do evento, assim como a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

Participam também nos trabalhos do congresso autarcas de todo o país.

Sob o lema "Descentralizar, Regionalizar, Melhor Portugal", o XXIV congresso da ANMP tem no seu programa o debate de temas como a "Organização do Estado", o "Modelo de Desenvolvimento do País" e ainda o "Financiamento Local".

+ notícias: Norte

Oficial de justiça agredida no Tribunal de Matosinhos

Uma oficial de justiça foi hoje agredida no Tribunal de Matosinhos, no distrito do Porto, tendo o agressor ficado detido, indicou à Lusa fonte do Sindicato Funcionários Judiciais.

Iberdrola vai investir 200 ME em projetos eólicos no Alto Tâmega

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, anunciou, esta terça-feira, o investimento de 200 milhões de euros em "novos projetos eólicos" na região do Alto Tâmega, que permitirão fornecer energia limpa aos 800 mil clientes em Portugal.

Vereadora da Maia absolvida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto não perde mandato

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto considerou “improcedente” o pedido do Ministério Público (MP) sobre a perda de mandato da vereadora da Câmara da Maia Emília Santos, indica sentença à qual a Lusa teve hoje acesso.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

D'Mais

Viagens e Baratas - Marraquexe