Presidente da Câmara de Castelo Branco diz que coesão do interior passa pela regionalização

| Política
Porto Canal com Lusa

Castelo Branco, 29 nov 2019 (Lusa) - O presidente da Câmara de Castelo Branco afirmou hoje que foi sempre favorável ao processo de regionalização e adiantou que só através deste sistema se pode fortalecer a coesão do interior.

"A minha opinião, desde sempre, é que sou favorável à regionalização. Entendo que só através dela podemos fortalecer o caminho da coesão e o reforço do interior", afirmou à agência Lusa Luís Correia.

O autarca mostrou-se em sintonia com as recentes declarações do presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Manuel Machado defende que é tempo de ultrapassar o tabu da regionalização e garantiu, numa entrevista à Lusa, que a criação das regiões políticas e administrativas é "a oportunidade para a modernização do Estado" português.

O líder da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) afirmou que a descentralização de competências está a ser um passo importante e um processo que "tem de ser continuado", mas que não chega e, que, "passados mais de 20 anos do referendo que não validou a regionalização, é tempo de ultrapassar o tabu" e de promover essa reforma no Estado.

A regionalização deve avançar "sem precipitações, com a força tranquila de quem se dedica à causa pública e se interessa por criar respostas, condições de resposta eficaz àquilo que é essencial para as comunidades".

Luís Correia também disse que o caminho {regionalização] deve ser feito, e, "como disse o presidente da ANMP, de uma forma descomplexada, tranquila e cuidada".

Luís Correia deixou ainda um alerta para que não haja a tentação de se cair em nenhum pensamento que se desvie dos caminhos e dos objetivos da regionalização, nomeadamente "gestos mais populistas".

CCC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.