Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses arranca hoje com regionalização em cima da mesa

Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses arranca hoje com regionalização em cima da mesa
| Norte
Porto Canal com Lusa

Cerca de 800 autarcas reúnem-se, esta sexta-feira e sábado em Vila Real para discutir temas como a criação de regiões administrativas e o financiamento do poder local, no congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Sob o lema "Descentralizar, Regionalizar, Melhor Portugal", o XXIV congresso da ANMP tem no seu programa o debate de temas como a "Organização do Estado", o "Modelo de Desenvolvimento do País" e o "Financiamento Local".

Em entrevista à Lusa, nas vésperas do Congresso, o presidente da ANMP, Manuel Machado (PS), afirmou que a descentralização de competências para as autarquias está a ser um passo importante, mas não chega, sendo agora tempo de "ultrapassar o tabu" da regionalização, considerando que a criação das regiões políticas e administrativas é "a oportunidade para a modernização do Estado" português.

A sessão de abertura, marcada hoje para as 16:00, tem já confirmadas as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

A sessão de encerramento do Congresso está marcada para as 16:30 de sábado, estando anunciada a presença do primeiro-ministro António Costa.

O programa de hoje prevê ainda um debate sobre a "Organização do Estado", a partir de uma apresentação da presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes (PS).

No sábado, o programa prevê um debate sobre o "Modelo de Desenvolvimento do País", apresentado pelo presidente da Assembleia Municipal do Seixal, o histórico autarca Alfredo Monteiro (PCP).

O presidente da Câmara de Aveiro e um dos vice-presidentes da ANMP Ribau Esteves (PSD) apresentará para debate o tema "Financiamento Local".

Os congressos da ANMP realizam-se de dois em dois anos: um a seguir às eleições autárquicas, no qual são eleitos os dirigentes da ANMP tendo em conta os resultados eleitorais, e um outro dois anos depois, a meio do mandato autárquico, em jeito de balanço.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.