Janeiro foi o melhor mês dos últimos 12 anos nas exportações do sector têxtil português

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 12 mar (Lusa) - O passado mês de janeiro foi o melhor dos últimos 12 anos para as exportações do setor têxtil e vestuário português, que cresceram 14% face ao mesmo período de 2013, para 411 milhões de euros.

Em comunicado, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) destaca que "todas as categorias de produtos alcançaram bons resultados" e antecipa que janeiro será "o primeiro mês de mais um ano de crescimento".

As exportações de vestuário em malha foram as que mais cresceram, 18%, seguidas do vestuário em tecido, com cerca de 14%.

Seguiram-se os artigos têxteis confecionados, onde se incluem os têxteis para lar, cujas exportações, segundo a ATP, registaram um crescimento superior a 7%.

Já as exportações de matérias-primas têxteis cresceram 10%, com destaque para as exportações de fibras sintéticas ou artificiais descontínuas (mais 19%), as de tecidos especiais e tufados (mais 17%) e as de tecidos impregnados, revestidos ou recobertos e outros têxteis de uso técnico (mais 11%).

De acordo com a associação, as exportações do setor para os países da União Europeia cresceram 16%, tendo sido estes os destinos que maiores acréscimos registaram em termos absolutos.

"É notável a dinâmica de crescimento para alguns países europeus, nomeadamente para a Áustria (+40,3%), para a Polónia (+36,6%), para a França (+29,2%), para a Dinamarca (+22,1%), para a Suécia (+21,4%), para o Reino Unido (+20,2%) para os Países Baixos (+18,9%), para a Espanha (+15,2%) e para a Alemanha (+10,2%)", salienta a ATP.

Destaque também para Angola (para onde as exportações portuguesas aumentaram 4,4 milhões de euros em janeiro, para um total de cerca de 10 milhões, uma taxa de crescimento de 78%) e para a China (com um valor exportado de 3,7 milhões de euros e uma taxa de crescimento de 44%).

PD // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.