Governo formaliza novos contratos de investimento no valor de 280 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jun (Lusa) - O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, anunciou hoje que o Governo contratou com 11 empresas um pacote de investimento de 280 milhões de euros nos setores da aeronáutica, produtos médicos e outros.

Em conferência de imprensa no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas disse que este investimento irá criar 700 postos de trabalho e manter 4.300 empregos já existentes.

"Com estes investimentos reforça-se a capacidade industrial de Portugal e trazem-se para o país novas indústrias", declarou o ministro em Lisboa.

Os projetos "são bem distribuídos no território", declarou o governante, adiantando que os mesmos representam factores de "dinamização do interior de Portugal em muitos casos".

Paulo Portas sublinhou também que o investimento "é essencialmente privado e de empresas estrangeiras", de países como Brasil, Canadá, Espanha ou Estados Unidos.

Na quinta-feira, o Conselho de Ministros havia aprovado as 11 minutas dos contratos de investimento, documentos nos quais se encontravam fixados os objetivos dos mesmos e as metas a cumprir pelos respectivos promotores.

"Estes projetos de investimento foram analisados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E., e pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., tendo ambos concluído pelo especial mérito e interesse dos investimentos para a economia nacional, reunindo as condições necessárias para a concessão dos incentivos fiscais legalmente previstos", revelada o comunicado final do Conselho de Ministros.

AJG/PPF //

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.