Dívida é insustentável e prazos devem ser renegociados - Marisa Matias

| Economia
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 12 mar (Lusa) - A cabeça de lista às europeias do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, defendeu hoje a renegociação dos prazos de pagamento da dívida pública portuguesa, classificando como "insustentável" a dívida dos países periféricos.

"Há muito tempo que se fala na renegociação da dívida como fundamental para pagar a crise na zona euro e é uma boa notícia que várias pessoas se tenham juntado, de vários quadrantes políticos, para vir reclamar esta questão, porque é uma evidência", disse a eurodeputada.

"A dívida dos países periféricos é insustentável e não há cá essa distinção entre os honradinhos que querem pagar a dívida e os outros que não querem pagar", considerou ainda.

Maria Matias salientou que Portugal quer honrar os seus compromissos "com condições justas e renegociando a dívida", nomeadamente os prazos de pagamento.

Um manifesto divulgado na terça-feira, subscrito por 74 personalidades, considera que a dívida pública de Portugal é insustentável e que não permite ao país crescer, pelo que defende uma reestruturação que deve ocorrer no quadro europeu.

O documento em causa, que defende a reestruturação da dívida pública acima dos 60%, é assinado por figuras da política da esquerda à direita políticas, como os ex-ministros das Finanças Manuela Ferreira Leite e Bagão Félix, o ex-líder do Bloco de Esquerda Francisco Louçã, o presidente da CIP, António Saraiva, o antigo secretário-geral da CGTP Manuel Carvalho da Silva, o constitucionalista Gomes Canotilho ou o ex-reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa.

IG (IM)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.