OPEP revê em alta, pela segunda vez este ano, procura de petróleo em 2014

| Mundo
Porto Canal / Agências

Viena, 12 mar (Lusa) - A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reviu hoje em alta, pela segunda vez este ano, a procura de petróleo mundial graças ao maior crescimento económico que o esperado tanto na Europa como nos Estados Unidos.

No relatório mensal de março, a OPEP indica que a procura mundial vai aumentar 1,14 milhões de barris por dia que reflete um aumento de cerca de 50.000 barris por dia em relação à anterior estimativa da organização.

Em fevereiro, os analistas da OPEP tinham previsto um aumento de 40.000 barris por dia da procura deste ano.

A revisão em alta deste mês deve-se ao crescimento maior que o esperado nas economias industrializadas, enquanto as economias emergentes sofrem algumas diminuições, sublinha a OPEP.

O grupo, que fornece um terço do petróleo em todo o mundo, também reviu em alta os cálculos para a produção do ano passado, que no fim aumentou 1,05 mil barris por dia, cerca de mais 70.000 barris por dia que o previsto anteriormente.

Em relação à economia mundial, a OPEP mantém as estimativas de crescimento para este ano em 3,5% e para os países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em 2%.

Entre as principais economias do mundo, apenas a China sofre uma revisão em baixa ligeira, com uma estimativa de crescimento de 7,6% em 2014, menos um ponto percentual que na anterior previsão.

Sobre a zona euro, os analistas da OPEP defendem que "os assuntos mais urgentes da dívida soberana nas economias periféricas foram superados".

"Medidas de apoio para algumas partes vulneráveis do sistema bancário aumentam a probabilidade de que a região alcance este ano um crescimento de 0,8%, depois de uma contração de 0,4% no ano passado", referem.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.