5G: "O país não pode ficar refém" do regulador - NOS

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 nov 2019 (Lusa) -- O presidente executivo da NOS, Miguel Almeida, defendeu hoje que "o país não pode ficar refém de uma entidade", criticando o regulador pelos atrasos na implementação do 5G em Portugal.

Apontando o dedo à Anacom, Miguel Almeida afirmou estar preocupado com a possibilidade de serem "tomadas decisões justificadas com pressupostos errados, construídos a partir de uma narrativa ficcionada".

Esclarecendo o que para ele é uma ficção, o responsável da NOS defendeu que a Anacom está a tentar condicionar a decisão do futuro leilão de espectro 5G, utilizando dados do Eurostat (gabinete de estatísticas da União Europeia) para mostrar, num relatório "com 470 páginas", que os preços das telecomunicações em Portugal estão mais altos.

"Como se o regulador das comunicações não tivesse dados sobre as comunicações", ironizou Miguel Almeida.

Os dados citados no relatório, disse, demonstram que "há mais clientes e cada cliente, em média, está a consumir mais", no entanto "há menos receitas".

"Qualquer criança da primeira classe sabe dizer 'ah! ah! os preços baixaram!", disse Miguel Almeida, arrancando palmas da plateia que o ouvia no painel "O Estado da Nação das Comunicações", no segundo e último dia do 29.º congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), em Lisboa, com o mote "O Futuro dos Negócios".

MPE/ALU // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.