Bruxelas garante que reestruturação da dívida portuguesa "está completamente fora dos planos"

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 12 mar (Lusa)- A Comissão Europeia defendeu hoje que uma reestruturação da dívida portuguesa "está completamente fora dos planos" e que os recentes dados macroeconómicos mostram que esta "é sustentável" e que Portugal "está no bom caminho para sair do programa".

"A nossa opinião é que a dívida portuguesa é sustentável e irá seguir uma tendência descendente a partir deste ano", afirmou o porta-voz do comissário dos Assuntos Económicos, Simon O'Connor, depois de questionado sobre o manifesto assinado por 70 personalidades e que foi conhecido na terça-feira.

O documento, que defende a reestruturação da dívida pública acima dos 60%, é assinado por figuras da política da esquerda à direita políticas, como os ex-ministros das Finanças Manuela Ferreira Leite e Bagão Félix, o ex-líder do Bloco de Esquerda Francisco Louçã, o presidente da CIP, António Saraiva, o antigo secretário-geral da CGTP Manuel Carvalho da Silva, o constitucionalista Gomes Canotilho ou o ex-reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa.

O porta-voz de Olli Rehn sustentou que as previsões económicas para Portugal, no âmbito da 11.ª avaliação, "para 2013 e 2014 foram revistas em alta" e que "os números publicados mostram que o crescimento económico no quarto trimestre de 2013 foi mais elevados do que o estimado".

"O emprego está a subir e Portugal está no caminho certo para atingir as suas metas fiscais, tal como acordado no programa, a confiança dos mercados continua a aumentar, as taxas de juro têm estado a descer e o país está no bom caminho para sair com sucesso do programa dentro de dois meses", reforçou Simon O'Connor.

Na opinião do porta-voz da Comissão, "tudo isto mostra que este não é o momento para especular sobre uma reestruturação da dívida, que está completamente fora dos planos, na opinião" de Bruxelas "e na opinião do Governo português e dos mercados".

O'Connor referiu ainda que o manifesto provocou "um mal-entendido, ao referir que a Comissão Europeia já está a preparar um esquema de reestruturação", o que "não é absolutamente verdade".

"Portugal está no bom caminho para assegurar a sustentabilidade das suas finanças públicas e a por em prática medidas para um crescimento sustentável", concluiu.

Na terça-feira, e já hoje, durante uma conferência em Lisboa, o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, rejeitou liminarmente a opção de reestruturar a dívida portuguesa.

ATF // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.