Município de Lousada vence prémio europeu de sustentabilidade ambiental

Município de Lousada vence prémio europeu de sustentabilidade ambiental
| Norte
Porto Canal com Lusa

Lousada venceu hoje, em Bruxelas, um prémio europeu de sustentabilidade apoiado pelo Comité das Regiões e pelo Banco Europeu de Investimento, num reconhecimento pela aposta do município na educação ambiental e na conservação da natureza.

Em causa está o Prémio Ação Transformativa 2019, coorganizado pela rede internacional de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI, sigla em inglês), pelo País Basco e pela cidade de Aalborg, na Dinamarca, mas financiado pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Banco Europeu de Investimento.

Na edição deste ano, o vencedor foi o município português de Lousada, no distrito do Porto, por "utilizar a educação ambiental como forma de promover práticas ambientais, apoiar formas alternativas de criar áreas de conservação e oportunidades de emprego e [por] ligar os cidadãos locais à paisagem rural", aponta o ICLEI em comunicado enviado à agência Lusa.

Por detrás destas ações está a estratégia de sustentabilidade ambiental adotada pelo município em 2017.

Desde essa altura e até agora, o município já plantou cerca de 40 mil árvores com o apoio de mais de 4.500 voluntários, reimplantou mais de 20 hectares de terras danificadas, criou 20 lagoas e aumentou a reciclagem de resíduos em mais de 500 toneladas por ano.

Estas iniciativas valeram a Lousada a distinção europeia de "Ação transformadora do ano de 2019", bem como um prémio financeiro de 10 mil euros para continuar a promover este tipo de ações.

O Prémio Ação Transformativa reconhece, todos os anos, projetos que contribuem na União Europeia para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas e do Acordo de Paris de ação contra as alterações climáticas, distinguindo ainda iniciativas que promovem a transformação das sociedades a nível sociocultural, socioeconómico e tecnológico.

O prémio foi atribuído numa cerimónia que decorreu no Comité das Regiões, em Bruxelas, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Lousada, Manuel Nunes, responsável pelo pelouro do Ambiente e Natureza.

A competir com Lousada estavam, nesta edição, as cidades de Berlim (Alemanha) e de Lovaina (Bélgica).

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.