Info

Município de Lousada vence prémio europeu de sustentabilidade ambiental

Município de Lousada vence prémio europeu de sustentabilidade ambiental
| Norte
Porto Canal com Lusa

Lousada venceu hoje, em Bruxelas, um prémio europeu de sustentabilidade apoiado pelo Comité das Regiões e pelo Banco Europeu de Investimento, num reconhecimento pela aposta do município na educação ambiental e na conservação da natureza.

Em causa está o Prémio Ação Transformativa 2019, coorganizado pela rede internacional de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI, sigla em inglês), pelo País Basco e pela cidade de Aalborg, na Dinamarca, mas financiado pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Banco Europeu de Investimento.

Na edição deste ano, o vencedor foi o município português de Lousada, no distrito do Porto, por "utilizar a educação ambiental como forma de promover práticas ambientais, apoiar formas alternativas de criar áreas de conservação e oportunidades de emprego e [por] ligar os cidadãos locais à paisagem rural", aponta o ICLEI em comunicado enviado à agência Lusa.

Por detrás destas ações está a estratégia de sustentabilidade ambiental adotada pelo município em 2017.

Desde essa altura e até agora, o município já plantou cerca de 40 mil árvores com o apoio de mais de 4.500 voluntários, reimplantou mais de 20 hectares de terras danificadas, criou 20 lagoas e aumentou a reciclagem de resíduos em mais de 500 toneladas por ano.

Estas iniciativas valeram a Lousada a distinção europeia de "Ação transformadora do ano de 2019", bem como um prémio financeiro de 10 mil euros para continuar a promover este tipo de ações.

O Prémio Ação Transformativa reconhece, todos os anos, projetos que contribuem na União Europeia para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas e do Acordo de Paris de ação contra as alterações climáticas, distinguindo ainda iniciativas que promovem a transformação das sociedades a nível sociocultural, socioeconómico e tecnológico.

O prémio foi atribuído numa cerimónia que decorreu no Comité das Regiões, em Bruxelas, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Lousada, Manuel Nunes, responsável pelo pelouro do Ambiente e Natureza.

A competir com Lousada estavam, nesta edição, as cidades de Berlim (Alemanha) e de Lovaina (Bélgica).

+ notícias: Norte

Homem morre ao cair de telhado em Vila Nova de Gaia

Um homem morreu na sequência de uma queda de um telhado, neste sábado, no largo do Bôdo, em Serzedo, Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto das autoridades.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.