Bruxelas e G7 vão condenar referendo "ilegal" na Crimeia - Durão Barroso

| Mundo
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 12 mar (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou hoje, em Estrasburgo, que o G7 e Bruxelas condenam o referendo "ilegítimo e ilegal" marcado na Crimeia, sobre a anexação do território à Rússia.

"Hoje mesmo, às 14:00, hora de Bruxelas, vamos fazer sair um comunicado - os países do G7 mais eu próprio, em nome da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu - em que deixamos claro que não podemos aceitar um referendo na Crimeia, que é ilegítimo, ilegal e contrário à Constituição da Ucrânia", disse José Manuel Durão Barroso.

O presidente da Comissão Europeia, que falava aos jornalistas no final de mais um debate sobre a situação na Ucrânia, no Parlamento Europeu, sublinhou que o referendo contraria ainda "todos os instrumentos de direito internacional".

Reiterando que Bruxelas quer "uma solução pacífica", Barroso referiu que "infelizmente, não estamos a ver do lado da Rússia a mesma disposição", sublinhando a preocupação com a situação, "que põe em causa a paz regional e a paz no mundo".

"Um século depois da I Guerra Mundial, é voltar aos cenários em que os países pegavam em bocados doutros países. Foi contra isto que fizemos a União Europeia, que fizemos os esforços para a paz no nosso continente", declarou.

Para Durão Barroso, "uma situação de anexar um território de outro país soberano é algo que não pode ser aceite".

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.