Toda a costa portuguesa sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Toda a costa portuguesa sob aviso amarelo devido à agitação marítima
| País
Porto Canal com Lusa

Toda a costa portuguesa e a Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo até às 06:00 de quinta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

Por causa da agitação marítima, as barras de São Martinho do Porto e Ericeira, no continente, e de Santa Cruz da Graciosa, no grupo central dos Açores, estão fechadas a toda a navegação, segundo a Marinha portuguesa.

As barras marítimas de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e Lagos estão condicionadas.

Ainda devido à agitação marítima, o IPMA emitiu aviso amarelo para a costa norte da ilha da Madeira e para o Porto Santo até às 03:00 de quinta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos da Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos 1.600 metros.

Este aviso amarelo para a queda de neve vai estar em vigor até às 12:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado até ao final da manhã e chuva ou aguaceiros, podendo ser por vezes fortes nas regiões Centro e Sul até ao início da manhã, diminuindo de intensidade e frequência a partir do final da tarde, e sendo na forma de neve acima de 1400 metros.

O IPMA prevê também possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial nas regiões do litoral e até ao meio da tarde e vento fraco a moderado do quadrante sul, rodando gradualmente para o quadrante oeste, sendo por vezes forte nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida de temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 3 graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Lisboa) e as máximas entre os 5 graus (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Para o arquipélago da Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao início da manhã e períodos de chuva fraca a partir do final da tarde.

Está ainda previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando por vezes forte até ao início da manhã, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 17 e os 23 graus e no Porto Santo entre os 16 e os 21 graus.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.