Ex-PR moçambicano Joaquim Chissano diz que "maior erro" foi não ter desarmado a Renamo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 12 mar (Lusa) - O antigo Presidente moçambicano Joaquim Chissano afirmou, em entrevista divulgada hoje pelo jornal O País, que o "maior erro" que cometeu durante a sua governação (1986-2004) "foi não ter desarmado a Renamo", principal partido da oposição do país.

Apesar de ter assinado o Acordo Geral de Paz (AGP) com o governo moçambicano, em 1992, pondo termo a 16 anos de guerra civil, a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) mantém um contingente armado, que devia ter sido integrado na polícia, para garantir a segurança dos dirigentes do partido, segundo uma cláusula prevista no acordo.

A força militar residual que a Renamo ainda mantém é apontada como um instrumento de pressão política do líder do movimento, Afonso Dhlakama, como aconteceu recentemente, quando confrontos com o exército e ataques armados imputados ao partido da oposição levaram o governo moçambicano a aceitar a exigência do partido de alterações à lei eleitoral.

Em entrevista ao diário O País, de Maputo, Joaquim Chissano, que assinou o AGP com Afonso Dhlakama, admitiu que cometeu o "maior erro" da sua governação por "não ter desarmado a Renamo", permitindo ao partido "criar uma filosofia de se manter com armas" no país.

"Foi excesso de confiança termos permitido que a Renamo ficasse com armas. Quando começámos a agir, a Renamo já tinha criado uma filosofia para se manter com armas", afirmou Joaquim Chissano.

"Quando as regras impostas pelo AGP não foram seguidas pela Renamo, nós não podíamos aplicar a força para desarmá-la, porque isso podia criar de novo a guerra. Nós não sabíamos quantos homens, quantas armas escondidas no mato tinha a Renamo. Preferimos jogar com o tempo, com a persuasão, com a aproximação, e isso durou esses anos todos, que não são poucos", declarou o ex-chefe de Estado moçambicano.

PMA // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.