Biblioteca Nacional inaugura exposição sobre escritor Jorge de Sena (1919-1978)

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 nov 2019 (Lusa) -- A Biblioteca Nacional de Portugal inaugura na quinta-feira uma exposição sobre a vida e obra do escritor Jorge de Sena, "As Máscaras do Poeta", no âmbito das celebrações do centenário do seu nascimento.

A exposição "irá mostrar a vida, obra e as diferentes atividades de Jorge de Sena, na sua grande diversidade, abrangerá cartas e correspondência dirigida a diferentes figuras do mundo intelectual e artístico português, manuscritos, obras publicadas, ensaios e participação em jornais e revistas, fotografias e vídeos com entrevistas a Jorge de Sena, entre outros", explicou à Lusa fonte da Biblioteca.

A mostra tem como com base "a documentação do espólio do escritor", integrado nos acervos da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), de acordo com a instituição.

A exposição, patente até fevereiro próximo, intitula-se "Jorge de Sena - As Máscaras do Poeta", e é inaugurada na terça-feira às 18:30, contando com a presença, entre outras personalidades, da secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, da comissária da mostra, Isabel de Sena, filha do autor, e das suas irmãs Joana, Mariana e Maria José.

Jorge de Sena (1919-1978) é "hoje considerado um dos grandes poetas de língua portuguesa e uma das figuras centrais da cultura do nosso século XX", afirma em comunicado a BNP.

Começou a escrever poesia aos 16 anos. Em 1944, licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, tendo trabalhando na Junta Autónoma de Estradas, de 1948 a 1959, quando se exilou no Brasil, "receando as perseguições políticas resultantes de uma falhada tentativa de golpe de Estado, a 11 de março desse ano, em que estava envolvido".

Residindo no Brasil, assumiu a carreira docente, e ensinou Literatura, acabando por se doutorar em Letras, em 1964, obtendo também o diploma de Livre-Docência, pelo que, previamente, se naturalizou brasileiro, em 1963.

O autor já tinha estado no Brasil, quando ali aportou, a bordo do navio-escola Sagres, ainda jovem cadete da Marinha, quando parecia dar continuidade à tradição naval da família -- o seu pai era comandante da Marinha Mercante.

A BNP afirma que "os anos no Brasil (1959-65) são talvez o seu período mais criativo", mas a alteração política naquele país, com o golpe militar de 1964, que deu origem a uma ditadura de 20 anos, leva a que se mude para os Estados Unidos.

Primeiro fixou-se em Madison, lecionando na Universidade do Wisconsin, onde foi catedrático do Departamento de Espanhol e Português. Em 1970, estabeleceu-se em Santa Barbara, Califórnia, onde foi catedrático de Literatura Comparada.

A obra de Jorge de Sena, "vasta e multifacetada, compreende mais de vinte coletâneas de poesia, uma tragédia em verso, uma dezena de peças em um ato, mais de trinta contos, uma novela e um romance, e cerca de quarenta volumes dedicados à crítica e ao ensaio, à história e à teoria literária e cultural, ao teatro, ao cinema e às artes plásticas, de Portugal, do Brasil, da Espanha, da Itália, da França, da Alemanha, da Inglaterra ou dos Estados Unidos, sem esquecer as traduções de poesia, de ficção, de teatro e ensaio", sintetiza a BNP.

Estreou-se na poesia com "Perseguição", em 1942, seguindo-se títulos como "Coroa da Terra", "Pedra Filosofal", "Arte de Música", "Exorcismos", "Sobre Esta Praia", "Quarenta Anos de Servidão", surgindo, postumamente, "Dedicácias", "Sequências", "Visão Perpétua" e "Post-Scriptum".

Na ficção somaram-se contos e novelas como "Antigas e Novas Andanças do Demónio", "Os Grão-Capitães", "O Físico Prodigioso" e o romance "Sinais de Fogo", o olhar da literatura portuguesa para o ano de 1936 e o início da Guerra Civil Espanhola (a partir da Figueira da Foz).

"Da Poesia Portuguesa", "O Reino da Estupidez", "Os Sonetos de Camões e o Soneto Quinhentista Peninsular", "A Estrutura de 'Os Lusíadas' e Outros Estudos Camonianos e de Poesia Peninsular do Século XVI", "Maquiavel e Outros Estudos", "Dialéticas Aplicadas da Literatura", "Fernando Pessoa & Cia. Heterónima", "A Literatura Inglesa" destacam-se entre os seus volumes de ensaios.

Para teatro escreveu "O Indesejado", "Ulisseia Adúltera", "O Banquete de Dionísos", "Epimeteu ou o Homem Que Pensava Depois".

A correspondência de Jorge de Sena envolve trocas com Guilherme de Castilho, José Régio, Vergílio Ferreira, Eduardo Lourenço, José-Augusto França, Delfim Santos, António Ramos Rosa e João Gaspar Simões, além de Mécia de Sena, sua mulher, e de Sophia de Mello Breyner Andresen, sua contemporânea, nascida igualmente em novembro de 1919.

Entre outras distinções, Jorge de Sena recebeu o Prémio Internacional de Poesia Etna-Taormina, pelo conjunto da obra poética, foi condecorado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique (1977), a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal (1978).

Em 1980, após a morte do escritor, a Universidade da Califórnia inaugurou, em Santa Bárbara, o Centro de Estudos Portugueses Jorge de Sena (Jorge de Sena Center for Portuguese Studies).

NL // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.