Austrália não vai rever lei que permite matar tubarões

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 12 mar (Lusa) - A Autoridade de Proteção Ambiental australiana anunciou hoje que não vai analisar a ordem do estado da Austrália Ocidental de matar tubarões com mais de três metros para proteger banhistas, defendendo como insignificante o risco para a espécie.

Mais de uma centena de tubarões, trinta dos quais com mais de três metros de comprimento, morreram desde o início da 'matança', em janeiro, nas zonas costeiras nos arredores da cidade de Perth, onde foram implantados sistemas de anzóis.

O presidente da Autoridade de Proteção Ambiental australiana, Paul Vogel, disse hoje à cadeia australiana ABC que a medida tem "uma duração limitada e uma escala muito reduzida", pelo que considera que este programa "não terá um impacto significativo no meio ambiente".

Vogel esclareceu que a avaliação sobre o impacto ambiental teve por base opiniões científicas que asseguraram que o programa, que desencadeou protestos em vários pontos da Austrália, representa "um risco insignificante" tanto para os tubarões com mais de três metros como para as outras espécies.

Por outro lado, o mesmo responsável respondeu assim ao pedido feito ao organismo que lidera para rever se a medida, adotada em dezembro, depois de um tubarão ter matado um surfista numa praia da região de Margaret River, a cerca de 270 quilómetros a sul de Perth, representava uma ameaça para o meio ambiente.

Piers Verstegen, representante do Conselho de Conservação, mostrou-se surpreendido com a decisão do organismo, enquanto a organização ecologista Sea Shepherd, cujo pedido interposto junto do Supremo Tribunal da Austrália Ocidental para rever este programa foi rejeitado, no início do mês, já contava com o 'não'.

Segundo a Sea Shepherd, cinco pessoas morrem anualmente no mundo na sequência de ataques de tubarões, em comparação com as cerca de 30 que morrem nos Estados Unidos devido a ataques de cães.

Na Austrália, 202 pessoas morreram desde 1791 por culpa de tubarões, 20 dos quais na Austrália Ocidental, de acordo com a Sociedade Australiana da Conservação Taronga.

O Ministério do Meio Ambiente australiano calcula que existiam menos de dez mil exemplares de tubarões brancos em 1990, ano em que foi incorporado na lista de espécies protegidas, apesar de ser impossível fazer uma avaliação da população exata.

DM // JCS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.