Síria: Nove civis mortos em ataques aéreos russos em Idlib - Observatório

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 17 nov 2019 (Lusa) -- Nove civis morreram hoje em ataques aéreos da Rússia, aliada do regime de Bashar al-Assad, na província de Idlib (noroeste da Síria), indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Os bombardeamentos russos causaram cinco mortos na localidade de Al-Malaja, no sul de Idlib, tendo quatro outros civis sido mortos em ataques perto de Saraqeb, no leste da província.

O diretor da organização não-governamental, Rami Abdel Rahmane, disse que existem também feridos "em estado grave", embora não tivesse ainda um balanço global dos feridos.

A região de Idlib é dominada pelos 'jihadistas' do grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS), ex-ramo sírio da Al-Qaida. Esta província e zonas adjacentes das províncias de Alepo, Hama e Latákia continuam na sua maioria fora do controlo do regime sírio.

Desde o início de novembro, 48 civis, entre os quais 16 crianças, foram mortos em bombardeamentos russos no noroeste sírio, segundo o OSDH.

Desencadeada em 2011, a guerra da Síria já causou mais de 370.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

PAL // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.