Coreia do Norte acusa Sul de romper acordo ao começar a difamar Pyongyang

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 12 mar (Lusa) - A Coreia do Norte acusou hoje o Sul de romper o acordo ao abrigo do qual ambos se comprometeram a evitar a difamação, advertindo que esse pacto se encontra numa situação "crítica".

"As autoridades sul-coreanas começaram a difamar a RPDC (República Popular Democrática da Coreia) em flagrante violação do acordo alcançado no encontro de alto nível", afirmou o porta-voz da delegação norte-coreana responsável pelos contactos com o Sul, num comunicado citado pela agência estatal KCNA.

O porta-voz acusou o ministro da Unificação do Sul, Ryoo Kihl-jae, de "provocar a fúria" dos funcionários e cidadãos do Norte ao declarar que se o regime de Kim Jong-un não cumprir as suas promessas "não lhe será oferecida nem sequer uma sopa", expressão que qualificou de "repugnante.

Num histórico passo para aliviar a tensão, as duas Coreias realizaram, em meados de fevereiro, os seus primeiros contactos de alto nível em sete anos, encerrados com os compromissos de não se difamarem mutuamente e de manutenção dos diálogos com o objetivo de iniciar uma etapa de paz duradoura.

Pyongyang também condenou Seul por permitir que organizações não-governamentais locais, muitas das quais dirigidas por refugiados norte-coreanos, enviem para o Norte panfletos de propaganda contra o regime de Kim Jong-un.

O porta-voz acusou o Governo sul-coreano de "proteger essa escória humana", referindo-se aos dissidentes, apoiando-se em "desculpas absurdas, como a liberdade de expressão, associação e manifestação", refere a KCNA, citada pela Efe.

A Coreia do Norte atacou ainda os meios de comunicação sul-coreanos, atribuindo-lhes a publicação de "mentiras" numa "campanha de desprestígio" contra o Estado comunista.

Os meios de comunicação sul-coreanos "não devem incitar a desconfiança, a hostilidade e a divisão", mas antes "atuar como guia patriótico a fim de contribuir para a reconciliação nacional e reunificação pacífica", afirmou o porta-voz.

O mesmo responsável advertiu ainda que "a Coreia do Norte vigiará de perto a atitude e os movimentos das autoridades sul-coreanas", num período marcado por incertezas quanto à capacidade de os dois países conseguirem dar continuidade à aparente fase de entendimento, iniciada há menos de um mês.

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.