Japão junta-se aos esforços de busca pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 12 mar (Lusa) - O Japão ordenou o envio de um avião militar - um Hercules C-130 - para a costa da Malásia, para se juntar às operações de busca pelo Boeing 777 da Malaysia Airlines, desaparecido desde sábado, foi hoje anunciado.

Segundo explicou o ministro da Defesa japonês, Itsunori Onodera, em declarações reproduzidas pela agência Kyodo, as autoridades da Malásia solicitaram cooperação face à falta de aviões suficientes para apoiar as operações de busca.

O avião militar poderá partir hoje mesmo da base aérea de Komaki, na prefeitura Aichi.

O Ministério da Defesa também adiantou que irá destacar uma equipa composta por oito elementos das Forças de Auto Defesa (Exército) para a capital da Malásia, Kuala Lumpur, para que se defina primeiro em que missão vai participar a aeronave.

Uma dezena de países participam com aviões e navios nas operações de busca pelo avião da Malaysia Airlines desaparecido desde sábado, dia 08.

A aeronave, com 239 pessoas a bordo, partiu de Kuala Lumpur com destino a Pequim, onde deveria ter aterrado cerca de seis horas mais tarde.

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.