Norte com 30 equipas de intervenção precoce que apoiam 2.000 crianças

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 14 jun (Lusa) -- A região norte tem 30 equipas locais de intervenção (ELI), no âmbito Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), que estão a apoiar 2.000 crianças, disse hoje fonte ligada ao processo.

Conceição Menino, coordenadora da Subcomissão regional do SNIPI, que falava à margem do encontro "Partilhar para crescer", que decorre hoje, em Vila Real, disse à agência Lusa que foram constituídas 30 equipas em dois anos.

A responsável adiantou ainda que o SNIPI apoia cerca de 2.000 crianças espalhadas por toda a região norte.

Este sistema funciona através da atuação coordenada dos ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Educação e da Saúde e tem o objetivo de garantir a intervenção precoce na infância através de um conjunto de medidas de apoio integrado.

Esta intervenção é dirigida a crianças até aos seis anos com alterações ou em risco de apresentar alterações nas estruturas ou funções do corpo, tendo em linha de conta o seu normal desenvolvimento.

As equipas locais juntam vários técnicos, desde educadores de infância, terapeutas da fala, ocupacionais, psicólogos, enfermeiros ou médicos que, em conjunto, decidem o tipo de apoio que deve ser dado às crianças.

Depois é nomeado um gestor de caso que atua diretamente com a criança.

"O tipo de intervenção depende da gravidade das situações, pode ter que ensinar a sentar a criança, a dar-lhe de comer, que a criança aprenda a mastigar, a manipular determinados brinquedos, depois depende da situação concreta das necessidades de cada criança, que podem ser muito variadas", salientou Conceição Menino.

Hoje, em Vila Real, foi também formalizada a ELI do Alto Tâmega e Barroso.

A psicóloga Cátia Carvalho referiu que esta equipa possui já 80 crianças em acompanhamento direto e mais 70 em vigilância.

"Grande parte das nossas crianças encontram-se já com atraso de desenvolvimento, mas também existem crianças que se encontram em risco social", explicou.

No distrito transmontano foram criadas quatro equipas, que apoiam 105 crianças.

O encontro de hoje foi organizado pelo Núcleo de Supervisão Técnica de Vila Real/Subcomissão Regional Norte do SNIPI e pelo Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.