Info

Óbito/Manuel Jorge Veloso: Jornal Avante! lamenta morte e lembra percurso no PCP

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 nov 2019 (Lusa) -- A redação do jornal do Avante!, órgão central do Partido Comunista Português (PCP), lamentou hoje a morte do músico, compositor e crítico Manuel Jorge Veloso, aos 82 anos, lembrando todo o seu percurso no partido.

"A redação do Avante!, órgão central do Partido Comunista Português, informa, com profunda mágoa e tristeza, do falecimento, aos 82 anos, de Manuel Jorge Souto de Sousa Veloso, militante comunista, e transmite à sua companheira, Maria José Veloso, e restante família, as suas sentidas condolências", refere em comunicado.

O documento lembra que Manuel Jorge Veloso fez parte da redação jornal e da Comissão de Espetáculos da Festa do Avante!, com um papel determinante na "conceção e organização das noites de música clássica do palco 25 de Abril e pela programação de jazz no Auditório 1.º de Maio".

O músico, compositor e crítico Manuel Jorge Veloso, um dos fundadores do Quarteto do Hot Clube de Portugal, morreu hoje, aos 82 anos, em Lisboa, vítima de doença oncológica, disse à agência Lusa o investigador João Moreira dos Santos.

O velório está marcado para hoje na igreja de São Francisco de Assis, em Lisboa, e o funeral acontece na quinta-feira, pelas 18:30, para o Cemitério do Alto de S. João, onde o corpo será cremado.

Manuel Jorge Veloso nasceu em 21 de maio de 1937, em Lisboa, onde obteve formação musical clássica em violino e composição.

No entanto, foi no jazz, como baterista, que acabou por se notabilizar. Na década de 1960 foi um dos fundadores do Quarteto do Hot Clube de Portugal.

Tocou com vários músicos portugueses e estrangeiros, de jazz, entre os quais Jerome Richardson, Julius Watkins, Don Byas, Chet Baker, Herb Geller, Paul Gonsalves, Gerry Mulligan e Milt Jackson.

Com o pianista Marcos Resende e o contrabaixista Jean Sarbib, fez parte do Quarteto de Dexter Gordon no I Cascais Jazz - Festival Internacional de Jazz, em 1971.

Paralelamente, foi produtor de programas de música clássica e de jazz na RTP, onde fez também parte da Comissão Diretiva de Programas e foi Chefe do Departamento de Programas Musicais.

Desde os anos 1960 até à atualidade foi autor e apresentador de vários programas de rádio dedicados ao jazz, em estações como o Rádio Clube Português, a Rádio Renascença e a Antena 2, de "TV Jazz", que manteve ao longo das décadas de 1960 e 1970, na RTP, a "Um Toque de Jazz", que realizou em anos mais recentes na Antena 2.

No cinema, foi autor da banda sonora de vários filmes e documentários, entre os quais "Belarmino" e "Uma abelha na chuva", de Fernando Lopes, e "Pedro Só", de Alfredo Tropa.

Ao longo da carreira, escreveu artigos de divulgação de jazz e foi crítico daquele género musical em jornais e revistas, como A Capital e o Diário de Notícias.

Foi ainda professor na Escola de Cinema do Conservatório Nacional (1971/1973), onde ministrou a cadeira de Construção e Análise da Banda Sonora (estudou realização na Escola Superior de Cinema e Televisão de Babelsberg, em Potsdam, na Alemanha), fez parte da direção da Juventude Musical Portuguesa (1966/1968) e foi secretário-geral da Academia de Amadores de Música (1985/1991).

Na edição discográfica, foi produtor de editoras como a EMI/Valentim de Carvalho, Sassetti-Guilda da Música, nas áreas da música popular, erudita, jazz e da palavra dita. Traduziu "O Mundo da Música", de Leonard Bernstein (Livros do Brasil).

Coordenou e dirigiu várias entradas no domínio do jazz para a "Enciclopédia da Música Portuguesa do Século XX", coordenada por coordenada por Salwa Castelo-Branco, do Instituto de Musicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Temas & Debates).

Em 2014 criou, com o crítico de jazz e programador António Curvelo, o ciclo "Histórias de Jazz em Portugal", com o objetivo de divulgar "o momento único" que o jazz português está a viver, com várias gerações de músicos no ativo.

Em outubro, o Hot Clube de Portugal, em Lisboa, acolheu uma série de concertos para celebrar este ciclo e assinalar a edição das gravações dos espetáculos realizados nesse âmbito.

O ciclo "Histórias de Jazz em Portugal", uma coprodução do Hot Clube de Portugal (HCP) e do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, realizou-se entre janeiro de 2014 e maio de 2015 e incluiu uma série de concertos ao vivo com formações do jazz em português.

Era irmão de José Carlos Souto de Sousa Veloso (1926-2014), engenheiro agrónomo, apresentador de televisão, conhecido pelo programa TV Rural da RTP.

AJO (JRS/SS) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Desagravamento da seca no continente em novembro, Algarve mantém seca extrema

Portugal continental registou em novembro um desagravamento da seca meteorológica, mas no sotavento algarvio manteve-se em situação de seca extrema, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Metade dos hospitais EPE em falência técnica no ano passado

Metade dos hospitais EPE estavam no ano passado em falência técnica, segundo uma análise do Conselho das Finanças Públicas hoje divulgada.

Estudo aponta graves problemas no processo de descentralização que está em curso

Um estudo da Faculdade de Economia do Porto que aponta graves problemas no processo de descentralização que está em curso. A dimensão dos municípios, a falta de financiamento adequado e os prazos demasiado curtos são os aspetos que levam a concluir que o modelo de descentralização não é bom para o País.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.