Tribunal de Contas Europeu passa a auditar mecanismo de resolução bancária

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 mar (Lusa) - O presidente do Tribunal de Contas Europeu, Vítor Caldeira, afirmou hoje na Assembleia da República que a instituição que lidera deverá passar a auditar o mecanismo único de resolução de bancos, um dos três pilares da união bancária.

"O Tribunal de Contas Europeu passa a ser responsável por auditar também o mecanismo único de resolução bancária e deverá ser o auditor, não só da autoridade que vai gerir o fundo [do mecanismo único de resolução bancária], mas também da forma como o fundo é gerido e utilizado. Este é um dos pontos de polémica", afirmou Vítor Caldeira.

Em declarações à Lusa, à margem da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, onde foi hoje ouvido, Vítor Caldeira explicou que o regulamento, que está a ser negociado entre o Parlamento Europeu e o Conselho, "tem previsto que o Tribunal de Contas Europeu tenha a responsabilidade de auditoria relativamente ao mecanismo único de resolução bancária e à autoridade gestora".

Relativamente às razões da "polémica" em torno desta questão, o presidente do Tribunal de Contas Europeu disse que "levantou algumas questões nas instituições europeias", mas disse esperar que isso "não seja impeditivo" de atribuir à instituição que lidera a responsabilidade de auditora deste mecanismo.

O projeto da união bancária europeia implica três pilares: além do mecanismo único de resolução, é composta pelo mecanismo único de supervisão - que está confiado ao BCE e entrará em vigor no outono de 2014 - e pelo esquema comum de garantia depósitos, sobre o qual ainda não há acordo na Europa.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.