BCP sobe mais de 5% e beneficia PSI20 que avançou quase 1%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 mar (Lusa) - O índice de referência da bolsa de Lisboa, o PSI20, fechou hoje a subir quase 1% para 7.641,78 pontos, impulsionado pelo comportamento do BCP, que superou os 5%, em contraciclo com alguns mercados europeus.

Entre as 20 cotadas que compõem o índice de referência da praça portuguesa, 14 encerraram em terreno positivo e cinco perderam valor.

O mercado português voltou a distinguir-se dos demais, impulsionado, fundamentalmente, pelo comportamento do BCP, que apreciou 5,30% para 0,23 euros. O BPI valorizou 1,32% para 1,77 euros e o Banif ganhou 3,36% para 0,01 euros.

Ao contrário, o BES perdeu 0,28% para 1,44 euros.

De salientar ainda as valorizações da Mota-Engil e da EDP Renováveis, entre os 4,42% e os 1,02% para 5,20 euros e 4,65 euros, respetivamente.

Os mercados europeus terminaram em diferentes direções. Se, por um lado, se observou um certo otimismo relativamente às economias da zona euro e aos resultados empresariais, por outro lado, o setor financeiro foi pressionado pelas declarações do Banco Central Europeu (BCE), relativamente aos detalhes sobre os testes de stress a realizar ao setor na Europa.

Madrid (Ibex) caiu 0,31%, Paris (CAC) perdeu 0,48% e Frankfurt (DAX) avançou 0,46%.

SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.