Câmara do Porto e APDL vão pedir audiência conjunta ao Ministério Público sobre obra embargada na Arrábida

Câmara do Porto e APDL vão pedir audiência conjunta ao Ministério Público sobre obra embargada na Arrábida
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal do Porto e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vão pedir uma "audiência conjunta" ao Ministério Público sobre a obra embargada na Arrábida, avançou o presidente da autarquia.

"Recebemos um ofício da Inspeção-geral das Finanças (IGF) e, no âmbito disso, escrevemos uma carta de acordo com os serviços que contratamos a pedir alguns esclarecimentos. A APDL está a fazer exatamente a mesma coisa (...) a seguir, iremos pedir uma audiência conjunta ao Ministério Público para com eles debater toda esta questão", avançou Rui Moreira, esta segunda-feira, durante a reunião da Assembleia Municipal do Porto.

O anúncio do autarca surge no seguimento da intervenção do deputado Rui Sá, da CDU, sobre a carta enviada pelo promotor da obra embargada na escarpa da Arrábida, onde avisa que uma eventual reivindicação da propriedade daqueles terrenos terá consequências "devastadoras" para o erário público.

Na carta enviada, a Arcada afirma não existir qualquer documento que comprove que aqueles terrenos são públicos, como alegar a IGF num relatório sobre a obra, que está embargada desde janeiro pelo Ministério Público.

Na missiva, o promotor sublinha que em causa estão "prejuízos potenciais de dezenas de milhões de euros", com "devastadoras consequências para o erário público (com potenciais reflexos na esfera pessoal dos intervenientes)", e acrescenta não ter receio de qualquer eventual processo.

Durante a sua intervenção, o deputado comunista lamentou "o tom intimidatório" da carta, considerando-a "inadmissível e inaceitável", afirmações que levaram Rui Moreira a afirmar que a autarquia "não vai responder" à mesma.

"Não me compete a mim fazer a avaliação sobre o conteúdo da carta. Não vou responder aquela carta", salientou o independente Rui Moreira.

À semelhança do deputado da CDU, também Pedro Braga de Carvalho, do PS, considerou que a carta enviada pela Arcada "constitui uma tentativa de limitação".

"Uma carta daquele teor, com aquele tipo de conteúdo parece-me absolutamente inédito", admitiu Pedro Braga de Carvalho.

O relatório da IGF defende que é "ilegal" a aquisição dos terrenos na escarpa da Arrábida onde estava a ser construído um edifício que foi embargado, em janeiro, por ordem do Ministério Público (MP), cabendo agora à Câmara do Porto e à APDL reivindicá-los.

Segundo a auditoria, o edifício em questão, licenciado e já parcialmente construído, "encontra-se implantado nos terrenos pertencentes à Câmara do Porto e, parcialmente, à APDL".

No Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto corre uma ação onde o MP pede que a autarquia seja condenada a "demolir, a suas expensas, as obras efetuadas em violação da lei", contestando as autorizações dadas pela câmara à obra desde 2009, sem os necessários pareceres da Agência Portuguesa para o Ambiente (APA) e da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.