Portugal é sexto país que mais cumpre reformas estruturais recomendadas pela OCDE

| Economia
Porto Canal / Agências

Paris, 11 mar (Lusa) - Portugal é o sexto país que mais cumpriu em 2012 e 2013 as recomendações de reformas estruturais da Organização para a Cooperação e desenvolvimento Económico (OCDE), segundo a instituição.

A lista dos países que mais cumpriram as recomendações da OCDE é liderada pela Grécia, Irlanda e Espanha, sendo os quarto e quinto lugares ocupados pela Nova Zelândia e Estónia, respetivamente.

O economista chefe da organização, Rintaro Tamaki, sublinhou numa conferência de imprensa que os mais cumpridores com o programa 'Going for Growth' são os países que estiveram sob mais pressão durante a crise financeira.

Na opinião de Tamaki, a maioria dos Estados-membros, mas também os emergentes, ainda têm uma ampla margem para levar a cabo essas reformas estruturais que podem ajudar a dar vigor o investimento, reavivar o aumento do comércio e favorecer a inovação através de uma maior concorrência.

No estudo 'Going for Growth', a OCDE identifica cinco prioridades políticas de reforma para cada um dos países no prazo de dois anos.

Por outro lado, a OCDE sublinhou a existência do riso de deflação nalguns países periféricos da zona euro e em particular na Grécia e constatou que há um diferencial nas taxas de inflação dos países da moeda única, que faz parte do ajustamento em termos de competitividade.

O economista-adjunto da organização, Jean-Luc Schneider, sublinhou que aquele comportamento de uma muito baixa inflação nos Estados periféricos da zona euro "não é necessariamente alguma coisa má" porque defendeu que estes países têm de ganhar competitividade.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.