Crédito malparado na habitação atinge novo máximo histórico em janeiro - BdP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jan (Lusa) - Os créditos de cobrança duvidosa nos empréstimos à habitação voltaram a subir em janeiro, depois de terem recuado em dezembro, atingindo um novo máximo histórico de 2.428 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).

O crédito malparado nos empréstimos à habitação representa a maior fatia dos montantes que os particulares devem à banca e tem mantido uma tendência de subida, apesar do ligeiro abrandamento verificado em dezembro, quando se fixou nos 2.398 milhões de euros (2.417 em novembro).

Em janeiro de 2013, os créditos de cobrança duvidosa nos empréstimos à habitação tinham-se fixado nos 2.258 milhões de euros.

Em termos globais, o crédito malparado dos particulares subiu para os 5.137 milhões de euros (dos 5.101 milhões de euros de dezembro).

No total, os empréstimos da banca a particulares totalizavam os 127.589 milhões de euros em janeiro, dos quais 105.426 milhões são referentes a empréstimos concedidos para a compra de casa.

ICO//CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.