Famílias gastaram mais com bens duradouros em 2013 após queda de 22,4% em 2012

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 mar (Lusa) -- As famílias voltaram a gastar mais em bens duradouros em 2013, tendo as despesas com este tipo de bens, que mais sofrem com períodos de instabilidade económica, aumentado 0,9%, depois de uma queda muito pronunciada em 2012.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo privado até ajudou à melhoria do Produto Interno Bruto (PIB) no final do ano e, consequentemente, a que a recessão fosse menor no total do ano de 2013 do que o antevisto pelo Governo.

A recessão ficou-se pelos 1,4%, quando a estimativa oficial do Governo era ainda de uma recessão de 1,8%.

O consumo privado durante 2013 caiu bem menos do que no ano anterior, mais ainda sofreu uma queda de 1,7%, comparada com os 5,3% de 2012.

Para isto contribuiu este aumento no consumo de bens duradouros (que têm uma vida útil superior a um ano) durante o ano de 2013, que, apesar de ainda em níveis reduzidos, sugere uma melhoria considerável face à queda de 22,4% que ocorreu em 2012.

As despesas com o consumo de bens não duradouros voltaram a diminuir em 2013, em 1,9%, mas também menos intensamente do que em 2012, ano em que caíram 3,7%.

NM//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.