Passos diz que não está fechado acordo para desbloquear financiamento a PME

Passos diz que não está fechado acordo para desbloquear financiamento a PME
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro afirmou hoje que o acordo anunciado por Durão Barroso o para a disponibilização de empréstimos às empresas portuguesas é "o princípio do fim do problema" que está a bloquear mil e 100 milhões de euros.

"Parece-me importante que o presidente da Comissão Europeia tenha ontem [quinta-feira] declarado o princípio do fim do problema. Portanto, não me pareceu que tivesse declarado a solução do problema, mas anunciou uma expectativa positiva para a resolução do problema", afirmou Passos Coelho.

O chefe de Governo respondia ao líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, no debate quinzenal no Parlamento.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciou na quinta-feira que a Comissão, o Banco Europeu de Investimento (BEI) e Portugal tinham chegaram a acordo para a disponibilização de empréstimos às empresas portuguesas.

Passos Coelho afirmou que este acordo se refere ao "facto paradoxal" de existir uma linha vocacionada para as pequenas e médias empresas, de cerca de 1,1 milhões de euros, "que na prática não é usada porque as condições financeiras associadas à execução dessa linha não são atrativas".

"O presidente da Comissão Europeia revelou que a proposta do Governo português para dar atratividade a essa alinha do BEI poderá estará em vias de ser aceite pela direção-geral de concorrência", disse.

Passos Coelho afirmou ainda que "há realmente uma luz ao fundo do túnel" e que o país estará "em condições de realmente ultrapassar esta crise".

"A nossa recuperação será lenta. Não faço, portanto, com qualquer euforia, o anúncio de medidas de relevo que mudem da noite para o dia mudem o nosso panorama, mas é importante mostrar que da noite para o dia, um dia atrás do outro, há pequenos sinais que nos mostram que essa recuperação está em marcha", declarou.

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".