Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima
| País
Porto Canal com Lusa

Sete distritos de Portugal continental estão hoje e sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria vão estar sob aviso amarelo entre as 20:00 de hoje e as 18:00 de sexta-feira e Lisboa entre as 00:00 e as 18:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A par destes avisos, sete barras marítimas do continente e Açores estão hoje fechadas à navegação e outras sete estão condicionadas.

De acordo com a Marinha, as barras de Esposende, Póvoa do Varzim e Vila do Conde estão hoje fechadas à navegação por causa da agitação marítima.

As barras de Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e Lagos, no continente, e Santa Cruz das Flores e Lajes das Flores, no grupo ocidental dos Açores, estão hoje condicionadas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao início da manhã.

A previsão aponta também para a ocorrência de períodos de chuva, em geral fraca. A partir da manhã, aguaceiros mais frequentes e intensos no litoral, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoadas nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Está também prevista queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela a partir do início da manhã, baixando gradualmente a cota para 1200/1400 metros de altitude ao longo do dia.

O IPMA prevê ainda vento moderado de oeste-noroeste, soprando moderado a forte de noroeste, no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 65/75 quilómetros por hora e pequena descida de temperatura.

Na região sul prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se muito nublado até ao início da manhã e com ocorrência de períodos de chuva fraca e chuvisco, tornando-se pouco nublado no sotavento algarvio a partir do meio da manhã e no interior do Baixo Alentejo a partir da tarde.

Podem também ocorrer aguaceiros fracos a partir da tarde no Alto Alentejo e litoral oeste.

O vento vai soprar fraco a moderado do quadrante oeste, rodando para noroeste moderado a partir da manhã, e tornando-se moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 02 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Lisboa) e as máximas entre os 09 graus (na Guarda) e os 19 (em Faro).

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.