Jersey interessada em importar enfermeiros, banana e atum da Madeira

Jersey interessada em importar enfermeiros, banana e atum da Madeira
| Economia
Porto Canal

A Madeira e Jersey pretendem aprofundar o relacionamento para responderem a desafios comuns, estando aquela ilha do Canal interessada em “importar” da região portuguesa enfermeiros e produtos como banana e atum, afirmaram hoje os responsáveis do governo daquele território.

A intenção foi revelada hoje numa conferência de imprensa no Funchal pelo bailif - principal representante do povo de Jerseyy, Michael Birt, e o chefe do governo daquela ilha do Canal da Mancha, Ian Gost-, onde fizeram o balanço da visita oficial que efetuaram nos últimos dias à Madeira.

Michal Birt declarou que é possível “levar o acordo de amizade assinado em 1998 a um outro nível”, visto que as duas regiões têm “desafios idênticos e podem encontrar soluções comuns, aprendendo uma com a outra”.

Por seu turno, Ian Gost referiu que o responsável pela saúde de Jersey “ficou impressionado com a excelente qualidade do treino dado nas escolas de enfermagem na Madeira”, pelo que aquela ilha pretende implementar um programa que permita recrutar profissionais madeirenses, “numa primeira fase, cerca de 12, no próximo ano, podendo os contratos tornarem-se permanentes”.

O chefe do governo de Jersey acrescentou que no âmbito deste projeto também podem vir naturais daquela ilha para receber formação nesta área na Madeira.

Ian Gost disse ainda que Jersey tem mercado para alguns produtos regionais de qualidade, caso da banana e atum, sendo necessário resolver o problema do transporte para aquela ilha que dura cerca de 10 dias.

Sobre a comunidade emigrante madeirense, mencionou que é constituída por cerca de 10 mil pessoas, numa população de 100 mil, e considerou que “está perfeitamente integrada e ativa”.

O responsável realçou que se há uma década trabalhavam em profissões elementares da economia, hoje “já trabalham nos serviços das finanças, advogados, justiça, saúde e educação”.

Já a secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, salientou a importância da visita dos responsáveis de Jersey à região para “consolidar o relacionamento” entre as duas ilhas.

A governante madeirense considerou que a captação de turistas de Jersey “é também um objetivo complementar” para a Madeira, sendo possível “aumentar o número de visitantes não emigrantes”.

Além da nova possibilidade de exportação de produtos regionais, Conceição Estudante sublinhou que há também “pontos comuns no sistema financeiro, visto que Jersey tem uma zona internacional de negócios, uma experiência que pode beneficiar também a praça financeira madeirense”.

Durante a visita que efetuaram à Madeira estes responsáveis do governo de Jersey reuniram-se com os presidentes do Governo Regional e da Assembleia Legislativa, com o Representante da República, visitaram ainda vários pontos da ilha, caso das zonas afetadas pelo temporal de 20 de fevereiro de 2010 onde “verificaram a aplicação das verbas” que foram voluntariamente contribuídas.

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.