Modernização da Linha do Minho com 112 ME de fundos comunitários até 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Valença, 14 jun (Lusa) - A modernização da Linha do Minho deverá envolver, até 2014, um investimento de 112 milhões de euros, fruto da reprogramação de fundos comunitários já aprovada por Bruxelas, disse hoje à Lusa o autarca de Valença.

Segundo o social-democrata Jorge Mendes, a confirmação da aprovação do pedido de reprogramação destes fundos comunitários, através do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), foi transmitida esta quinta-feira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), em reunião com os autarcas do Alto Minho.

"O que a CCDRN nos disse é que este pedido de reprogramação dos fundos comunitários, apresentado pelo Governo português, já foi aceite na Comissão Europeia. Prevê um investimento na modernização da Linha do Minho de 45 milhões de euros em 2013 e de 67 milhões de euros em 2014", explicou o presidente da Câmara de Valença.

Trata-se de um investimento que consiste essencialmente na eletrificação e modernização da Linha do Minho, utilizada para a ligação internacional entre Porto e Vigo, na Galiza, e cuja intervenção será concretizada em duas fases. O primeiro troço a intervir será entre Nine e Viana do Castelo, seguindo-se os trabalhos até à fronteira de Valença.

"Congratulamo-nos com esta garantia, que resulta da luta que toda a região travou em defesa deste investimento. O objetivo é que esta linha seja finalmente moderna e competitiva", apontou o autarca de Valença.

Na declaração final da XXVI Cimeira Luso-Espanhola, realizada a 13 de maio em Madrid, os Governos de Portugal e Espanha assumiram o "compromisso" de "agilizar os recursos disponíveis que permitam finalizar a eletrificação de todo o trajeto" da linha entre Porto e Vigo "até 2016".

PYJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.